A notícia só não é melhor porque os viajantes são submetidos a momentos infernais nos superlotados aeroportos do Brasil.
O número de passageiros explodiu ...
2006 : 12,3%
2007 : 11,9%
2008 : 7,4%
2009 : 17,6%
2010* : 36%
2011 : 49%
... Mas os aeroportos ficaram do mesmo tamanho**
Na Inglaterrra funciona melhor
Os aeroportos de São Paulo e Londres têm as mesmas dimensões, mas a operação mais eficiente faz com que o terminal londrino receba um número de passageiros 60% maior que o paulista
Guarulhos ( São Paulo ) Aeroportos Gatwick ( Londres )
2 pistas 2
2 terminais 2
21,7 milhões passageiros por ano 34,2 milhões*
61 posições para aeronaves 108
260 postos de check-in 317
2 pistas de escape ** 7
** Permitem que os aviões liberem rapidamente a pista depois do pouso
Saturado ! Um diagnóstico dramático
Terminal de Passagens Estacionamento de aviões Pista de decolagem e pouso
São Paulo ( Congonhas ) Saturado Saturado Saturado
São Paulo ( Guarulhos ) Saturado Saturado Saturado ( em 2014)
Brasília Saturado Saturado Saturado( em 2012 )
Belo Horizonte ( Confins ) Saturado Saturado ( em 2014 ) Saturado ( em 2013 )
Cuiabá Saturado Saturado ( em 2014 ) OK
São Paulo ( Viracopos ) Saturado ( em 2010 ) Saturado ( em 2010 ) OK
Na Copa do Mundo
O investimento do governo na infraestrutura dos principais aeroportos em 2014 será de R$ 5,5 milões
Principais obras a ser realizadas
São Paulo - Guarulhos - Reforma das pistas e ampliação do pátio de estacionamento
Rio de Janeiro - Santos Dumont - Recuperação de pistas, pátio de estacionamento e terminal
Brasília - Ampliação do terminal de passageiros
Porto Alegre - Ampliação do terminal de passageiro e da pista
Fortaleza - Construção de nova torre de controle e ampliação do terminal de passageiros
! Resultado das Obras !
° Num primeiro momento, vão desafogar os aeroportos, mas em 2014 a capacidade deles ainda permanecerá 30% menor que o necessário
° A lata recomenda que os aeroportos operem com uma folga de 40% de sua capacidade. No Brasil, em média, os principais aeroportos operam 36% acima de sua capacidade
Vôo que não começa
Os passageiros são obrigados a esperar até dentro dos aviões
Fonte : Revista VEJA, Editora Abril, do dia 7 de abril de 2010, à partir da página 68 até 72.
Imagens : Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário